Canyon descoberto por cientistas pode ser o maior do mundo


Compartilhar

Canyon descoberto por cientistas pode ser o maior do mundo

Canyon pode estar escondido debaixo da camada de gelo na Antartida

Uma equipe de pesquisadores internacionais descobriram provas através de dados de satélites que um misterioso canyon pode existir sob a região chamada de Princess Elizabeth Land na Antártida Oriental, publicando suas descobertas na edição atual da revista Geology.

Agora, um levantamento aerogeofísico com medições através de radar da paisagem subglacial está em andamento para confirmar o Canyon gigante, que poderia ser muito maior do que o Grand Canyon em alguns lugares e pode abranger mais de 1.100 quilômetros de comprimento, disse Dr. Stewart Jamieson , professor de geografia da Universidade de Durham na Inglaterra e principal autor da pesquisa.

Os novos dados são esperados para serem lançados ainda este ano. “Além do mais, Estamos um pouco surpresos que esses recursos não foram mapeados antes, eles são potencialmente enormes “, disse Jamieson.  

A fim de mapear o que eles acham que pode estar escondido debaixo da região, os pesquisadores analisaram dados de satélites da superfície do gelo.

Os pesquisadores notaram características muito longas e lineares enterradas sob o gelo, eles concluíram que pode ser a evidência de um sistema de desfiladeiros ou vales.

Eles também encontraram evidências de que o Canyon pode estar ligado a um lago subglacial que não havia sido descoberto ainda. Os pesquisadores acreditam que uma das evidências pode ser de que o Canyon foi provavelmente esculpido pela água.

Ele pode ser tão antigo que poderia já existir antes da camada de gelo da Antártida, ou foi criado pela água que flui sob o gelo e a erosão das rochas enterradas. “Para observar um enorme sistema de Canions, é claro, não era aquilo que esperávamos, e ele levou algum tempo para interpretar os dados, e de fato planejar a missão ocorrendo agora,” disse Dr. Martin Siegert, co-diretor do  do Imperial College London e um co-autor da pesquisa, disse ele ao The Huffington Post. ” Simplesmente aumenta nossa apreciação do mundo”, disse ele. “Este é provavelmente o última grande descoberta identificado na Antártida.”

Dr. Jamieson disse que o estudo da paisagem subglacial continua sendo importante, pois pode nos ajudar a entender melhor como o nosso planeta pode ser afetado e responder às mudanças climáticas – especialmente como um planeta em aquecimento pode causar derretimento de gelo na Antártida. Fonte: The Huffington Post

Comentários: