Cavalos são capazes de distinguir expressões humanas


Compartilhar

Cavalos são capazes de distinguir expressões humanas

Os cavalos são capazes de distinguir algumas expressões faciais humanas, sugere um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Sussex no Reino Unido.

No estudo, publicado na edição de fevereiro da revista Biology Letters, os pesquisadores examinaram as reações de 28 cavalos, a partir de cinco estábulos diferentes, com fotos grandes que mostravam um homem sorrindo ou fazendo uma expressão irritada.

Descobrimos que quando apresentamos a fotografia para os cavalos, eles realmente ficaram atentos e envolvidos com as imagens de expressões faciais, em parte porque essa é uma situação nova para eles, disse o pesquisador Amy Smith. “Respostas para os seres humanos da vida real tendem a ser mais sutil, porque eles estão mais acostumados a essas interações.”

Quando os cavalos viam as imagens com expressões humanas irritadas, os batimentos cardíacos aceleravam rapidamente, descobriram os pesquisadores.

Os Cavalos também estavam mais propensos a se virar e olhar de lado com seu olho esquerdo as expressões faciais irritadas, uma reação que conforme escreveram os pesquisadores é geralmente associada a estímulos percebidos como negativos” A teoria por trás disso de olhar as esquerdas é que o hemisfério do lado direito do cérebro está especialmente equipado para ajudar a processar as emoções negativas.

É interessante notar que os cavalos tiveram uma forte reação às expressões negativas, mas nem tanto para as positivas, disse Smith em um comunicado à imprensa.

Isso pode ser porque é particularmente importante para os animais reconhecerem as ameaças em seu ambiente.

Reconhecendo rostos nervosos, pode servir como um sistema de alerta, permitindo que os cavalos percebam previamente um comportamento humano negativo, como maus tratos por exemplo. Fonte: Huffington Post

Comentários: