Crocodilos em alerta dormem com um olho aberto


Compartilhar

Crocodilos em alerta dormem com um olho aberto

Como é o sono dos crocodilos ?

Crocodilos podem dormir com um olho aberto e outro fechado , de acordo com um novo estudo.  

Até agora se pensava que eram apenas lendas australianas  que os crocodilos dormiam com um olho aberto e outro fechado, mas nenhuma evidência científica substancial foi encontrada para confirmar ou refutar isso, até então.

Pesquisadores da La Trobe University da Austrália foram capazes de confirmar que os crocodilos podem se envolver em um sono colocando apenas metade de um hemisfério do cérebro para dormir enquanto o outro permanece em alerta. 

Estudos já haviam sido observados  em golfinhos e algumas aves, mas haviam  somente pesquisas limitadas  sobre este fenômeno em crocodilos.

“Estes resultados são realmente emocionantes  sendo que  eles são o primeiro de seu tipo envolvendo crocodilos  e podem  mudar a maneira como consideramos a evolução do sono”, disse o pesquisador Michael Kelly. Kelly e co-autores, Richard Peters e John Lesku são da La Trobe’s School of Life Sciences, enquanto Ryan Tisdale é do Instituto Max Planck de Ornitologia, na Alemanha.  

O grupo observou os hábitos de comportamentos  de dormir durante o  dia de  crocodilos jovens  de água salgada,  e  de noite usando câmeras infravermelhas que equipadas  nos aquários  feitos sob medida para as pesquisas. Os crocodilos tinham entre 40 a 50 cm de comprimento.  

Os pesquisadores observaram que quando os humanos entravam  na sala, os crocodilos mantinham um olhar atento sobre eles, e dormiam   com um olho focado no local onde os seres humanos eram vistos pela última vez. Isto está de acordo com as descobertas  de pesquisadores do Instituto Max Planck de Ornitologia, na Alemanha, que observou que os crocodilos podem realmente dormir com os dois olhos fechados, mas seria mais provável dormirem  com um olho aberto quando os seres humanos estão presentes.  

Crocodilos em alerta dormem com um olho aberto2

Os pesquisadores, no entanto, ainda precisam  olhar para atividade cerebral dos répteis durante o sono. Lesku está atualmente a trabalhar com sua equipe para anexar eletrodos nas cabeças dos crocodilos para esta nova experiência.

Os membros da equipe acreditavam que o sono com apenas um lado do hemisfério do cérebro   era um processo  evolutivo do ancestral comum de aves e répteis. Mamíferos e seres humanos, por outro lado, tem cérebros que se desligam completamente durante o sono, com a notável exceção dos mamíferos aquáticos como os golfinhos. Os pesquisadores concluíram que, se algumas aves, mamíferos e répteis aquáticos podem  dormir somente com um hemisfério do cérebro, então o sono que utiliza todo o cérebro de humanos e outros mamíferos podem  ser considerados  uma raridade evolutiva.

“O que nós pensávamos  como sono “normal” pode ser mais novo do que achamos .” disse Kelly. Os resultados do estudo foram publicados no Journal of Experimental Biology.

Comentários: