Exoplaneta com ventos de 8.690 km por hora


Compartilhar

Exoplaneta com ventos de 8.690 km por hora

Exoplaneta HD 189733b

Uma recente análise sobre as condições do exoplaneta HD 189733b, localizado a 63 anos-luz de distância da constelação Vulpecula, identificou ventos  em torno dela a velocidades de mais de 8.690 kilometros por hora.

Isso é mais de 2 km por segundo, o que é 20 vezes mais do que os ventos mais rápidos já registrados na Terra, 3.5 vezes mais rápido do que os ventos registados no Sistema Solar, e 7 vezes mais do que a velocidade do som.

Esta é a primeira vez que os cientistas foram capazes de medir diretamente e mapear o clima de um planeta fora do nosso Sistema Solar, e a equipe que fez a descoberta, diz que a técnica pode ser usada em outros planetas distantes como por exemplo procurar condições que poderiam sustentar vida.

“Este é o primeiro mapa do clima do lado de fora do nosso Sistema Solar,” disse o pesquisador Tom Louden da Universidade de Warwick, no Reino Unido. “Embora temos conhecimento prévios do vento sobre exoplanetas, antes nunca foi capaz de medir diretamente o sistema solar e  mapear o clima. Fonte(Science Alert)

Comentários: