Hipnose utilizada para cirurgia no cérebro


Compartilhar

Hipnose utilizada para cirurgia no cerebro

A Hipnose como opção a anestesia.

Ter alguém a realizar um procedimento cirúrgico em seu cérebro enquanto você ainda está acordado pode soar como horrível na melhor das hipóteses, mas agora médicos na França estão testando uma nova técnica que envolve hipnotizar o paciente, em vez de administrar um anestésico.

Conhecido como hipnosedação, o método tem se mostrado surpreendentemente eficaz no Centre Hospitalier Universitaire de Tours , onde o Dr. Ilyess Zemmoura e seus colegas têm usado-a  para manter os pacientes conscientes, mas relaxados durante os procedimentos cirúrgicos complexos.

O processo é discutido com cada paciente antes e depois quando a cirurgia começa a experiência hipnótica é progressivamente aumentada com instruções e garantias fornecidas por toda parte.

No total, 37 pacientes foram operados com esta técnica e apenas seis tiveram de voltar a anestesia padrão.  Aqueles que completaram o procedimento sob hipnose também relataram nenhum impacto psicológico negativo e apenas dois não tinham certeza sobre  usá-la novamente no futuro.

Enquanto esse método  necessariamente não oferece grandes vantagens as técnicas de sedação convencionais, por outro lado pode ser uma alternativa intrigante que poderia revelar-se particularmente útil para pacientes com condições onde os anestésicos são mal aconselhados ou ineficazes.  Fonte: Eurekalert.org

Comentários: