NASA diz em estudo que ha mais ganho de gelo na Antártida


Compartilhar

NASA diz em estudo que ha mais ganho de gelo na Antártida

De acordo com um novo estudo da NASA,  foi observado um aumento na acumulação de neve na Antártida, que começou há 10.000 anos  e está atualmente acumulando gelo suficiente para o continente para compensar as  perdas de suas geleiras.

A pesquisa  desafia as conclusões de outros estudos que diz que a Antártida está perdendo gelo. De acordo com a nova análise de dados de satélite, as camadas de gelo da Antártida mostraram um ganho líquido de 112 bilhões de toneladas de gelo por ano entre 1992 e 2001.

Esse ganho líquido diminuiu para 82 bilhões de toneladas de gelo por ano entre 2003 e 2008. “Nós estamos de acordo com outros estudos que mostram um aumento de derretimento de  gelo na Península Antártida e na região  da Antártida Ocidental “, disse Jay Zwally, do NASA Goddard Space Flight Center em Greenbelt, Maryland, e principal autor do estudo, que foi publicado em 30 de outubro no Journal of Glaciology. “Nossa principal discordância é para a Antártida Oriental e o interior da Antártida Ocidental.

Observamos ali,  um ganho de gelo que excede as perdas em outras áreas”, disse Zwally. “Os cientistas calculam o quanto a camada de gelo está aumentando ou diminuindo nas superfíceis através de satélites. (Nasa)

Comentários: