Peixe invisível descoberto por cientistas


Compartilhar

Peixe Invisível descoberto por cientistas

Os cientistas resolveram um mistério de longa data sobre como alguns peixes que parecem desaparecer de predadores nas águas  do oceano, uma descoberta que poderá ajudar os cientistas de materiais e tecnólogos militares a  criar métodos mais eficazes de camuflagem no oceano.

Em um artigo publicado esta semana na revista Science, uma equipe liderada por pesquisadores da Universidade do Texas em Austin relatam que alguns peixes usam estruturas microscópicas chamadas plaquetas em células da pele para refletir a luz polarizada, o que permite que o peixe aparentemente desapareça de seus predadores.

A luz polarizada é feita de ondas de luz conduzidas todas no mesmo plano, como o clarão luminoso que você vê as vezes quando a luz solar reflete sob a superfície da água. Sob a superfície da água, a luz tende a ser polarizada.

Muitos peixes e satélites sofisticados, têm a capacidade de detectar variações de luz polarizada. “Os peixes evoluíram os meios para detectar a luz polarizada”, disse Molly Cummings, professor de biologia do College of Natural Sciences.

“Dado em que sugerimos que provavelmente evoluíram os meios para se esconderem na luz polarizada. Se pudermos identificar esse processo, então podemos melhorar a nossa própria tecnologia de camuflagem para esse ambiente.”

Quer se trate de um predador perseguindo um peixe ou um satélite buscando um inimigo, os padrões de luz  podem ajudar com a detecção de alvos no mar aberto de três maneiras: através de contraste do brilho, contraste de cor e contraste de polarização. Dos três, o contraste de polarização é considerado o mais eficaz para a detecção no mar aberto. fonte:phys.org

Comentários: